sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Os benefícios da alface para a saúde

Os benefícios da alface para a saúde podem ser encontrados, principalmente, nas variedades mais amargas. São estas as que estão repletas de antioxidantes. Independente de sua variedade - com folhas soltas, arroxeadas, ou com o formato de uma cabeça, entre outras -, é uma das folhas verdes mais procuradas e mais consumidas no mundo. Se vai bem num sanduíche, vai muito bem numa salada, é deliciosa no recheio de wraps, entre tantas outras opções... Melhor para o corpo, que pode abastecer-se de muitos nutrientes.

Folhas vitaminadas

Folhas de alface são extremamente ricas em fitonutrientes, defensores naturais e potentes das células do corpo, que também combatem o envelhecimento. Alface é pouco calórica. 100 gramas contém apenas 15 calorias. A mesma quantidade fornece 247% da necessidade diária de Vitamina A, e mais de 4 miligramas de betacaroteno. Esse conjunto é dedicado a manter as mucosas e a pele saudáveis, além de proteger possíveis danos à saúde ocular. Suas folhas também nutrem o corpo com flavonoides, que protegem a cavidade bucal e o pulmão do ataque de células cancerígenas.
Mas, sem dúvida, o nutriente destaque é a Vitamina K. Essa vitamina tem o poder de incrementar a massa óssea, pois impulsiona a atividade das células nessa parte do corpo, impedindo, por exemplo, a ocorrência da osteoporose. Pesquisas americanas também demonstraram que esta vitamina cumpre papel fundamental na neutralização dos danos provocados pela Doença de Alzheimer.
Um fato bastante importante e pouco difundido acerca da alface é que concentra folatos e Vitamina C. A combinação da C, que é um dos antioxidantes mais poderosos, com os folatos, auxilia na síntese do DNA. Logo, é fundamental durante o início da gravidez para prevenir defeitos no tubo neural e no útero. Esses dois nutrientes agindo em parceria também promovem uma verdadeira varredura de agentes infecciosos, ou de radicais livres.


Essa verdura é ótima para o metabolismo. Contém ferro, potássio, cálcio e magnésio, minerais que são essenciais para este processo. Além disso, o potássio ajuda a controlar a frequência cardíaca e a pressão sanguínea; o manganês é utilizado pelo organismo para o trabalho das enzimas antioxidantes; o cobre é indispensável para a produção de células vermelhas do sangue; e o ferro é fundamental para a formação de glóbulos vermelhos.
Porém, há que optar por folhas orgânicas. Caso contrário estará comendo alface que cresce sob a ação de pesticidas, como a permetrina. E antes do consumo é primordial deixá-las de molho por 20 minutos numa solução de água com vinagre, afim de eliminar ovos de parasitas, que muito facilmente permanecem alojados entre as folhas.
Da cebola ao caviar, alface combina com quase tudo. Todavia, a presença, mesmo que moderada de ácido oxálico (que provoca a formação de pedras nos rins) faz com que uma de suas melhores companhias seja o pepino, que é diurético.
Sem deixar de citar que essas folhas também são fonte de vitaminas do Complexo B, para que seus benefícios tenham ação efetiva no organismo devem ser consumidas no mínimo 3 vezes por semana.

Beneficios da chia

A Semente da vez é a Chia, pouco conhecida mais muito eficaz. Ainda está desconfiado? Veja 10 motivos e seus benefícios para ingerir a Chia:

1ª Benefício: Efeito que Passa a Fome 
***A Semente é riquíssima em fibras, que ajudam a regular o intestino e evitando a prisão de ventre. Enquanto a Aveia possui 9,1g de fibras a cada 100g a Chia já tem 13,6g de fibras. Ela também tem um efeito que passa a fome, pois quando entra em contato com o estômago forma um ‘gel’ que ajuda no emagrecimento.

2º Benefício: ômega 3 e Ajuda o Coração:
***A porção de semente de chia tem nada menos que 400% da nossa necessidade diária de ômega 3. Ajuda a evitar doenças no coração e diminui a pressão arterial

3º Benefício:  
***Possui mais Cálcio que o Leite e Mais Ferro que Espinafre:

Para os intolerantes a lactose a Chia é a solução garantida. Ela tem mais cálcio que o leite, ”O cálcio presente na chia ajuda na formação da massa óssea, evitando a osteoporose”, explica a nutricionista Roseli Rossi. 

Outro benefício, o espinafre não é todo mundo que gosta mais é importante consumi-lo por causa de seu Ferro. Porém a Chia tem mais ferro que o espinafre, 100 gramas da semente de chia oferecem três vezes mais ferro que a mesma quantidade de espinafre

4º Benefício: Magnésio:

***Essencial para o cérebro e ligações cognitivas. O Magnésio não pode faltar e olha só: 100 gramas de brócolis, a semente de chia tem 15 vezes mais magnésio.

5º Benefício: Vitamina A para os Olhos 
***Vitamina A é o que não falta e ajuda sua visão.

6º Benefício: Relaxa e tem Antioxidantes contra radicais livres:
***A Semente relaxa e possui antioxidantes que combate o envelhecimento celular, evitando inúmeras doenças.

7º Benefício: Manganês Extra
***Estimula o crescimento ósseo e do tecido.

8º Benefício: Zinco:
***O Zinco melhora a imunidade, paladar, olfato e visão. Ajuda no crescimento e melhora na formação de Colágeno.

9ª Benefício: Rica em Cobre:
***Facilita a absorção do Ferro e melhora imunidade e ajuda na formação de elastina e colágeno.

10º Benefício: Potássio para as Câimbras.
***O Potássio está presente e as câimbras… Adeus!
Alimento rico em fibras  e um grande aliado para o emagrecimento… Experimente comer chia e incluí-la nas suas refeições diárias…

BENEFICIOS DO ABACAXI

Existem uma variedade de abacaxi, tanto o fruto como a planta, pertence a família bromeliácea, com cerca de 46 gêneros e 1.700 espécies de plantas, todas originárias da América ou, das regiões tropicais e subtropicais da América.
É difícil conhecer algum que não goste de abacaxi. O abacaxi é uma fruta deliciosa e apreciada por muitas pessoas e de diversas maneiras, como: natural, em sucos, receitas deliciosas que levam o abacaxi, sorvetes, balas, doces, no preparo da carne, etc.
Além  das delícias que o abacaxi oferece, esta fruta promove saúde para quem faz uso diário. Sua polpa é ácida, mas muito refrescante, com muitas vitaminas presentes. O suco de abacaxi é uma fonte de vitaminas: A, B1, C.
Alimento que ajuda na digestão, em virtude de conter a bromelina, uma mistura de enzimas proteolíticas ( que desdobram proteínas), em meio ácido ou alcalino ou neutro transforma as matérias albuminóides em proteoses e peptonas (fragmentos resultantes da destruição enzimática da proteína).

Curiosidades do Abacaxi

1- A utilização do abacaxi para amolecimento de carnes já era conhecida a muitos anos, pelos nativos.

2- O abacaxi serve como remédio natural para eliminação de catarro brônquio. Facilita a expectoração como a digestão.

3- A acidez do abacaxi varia muito, de acordo com as variedades, o estado de maturação. O abacaxi é sobretudo muito rico em potássio.

4- Considerado como alimento e remédio o abacaxi é um alimento que pode ser consumido de diversas maneiras.

5- Este fruto doce é um excelente remédio para as doenças pulmonares crônicas.
Abacaxi ou ananás,  são nomes pelos quais conhecemos esta fruta deliciosa que  deve fazer parte da sua dieta.

É um alimento que promove o emagrecimento, pois  ajuda e facilita a digestão, eliminando as gorduras.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...