sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Criança interior.


Foto: Boa noite amigos....

A criança que existe dentro de nós é frágil, mas muito ativa,
e interpreta nossas experiências antes mesmo de termos
consciência delas. É essa criança que pode ter medo de novos
lugares, pessoas desconhecidas, situações estranhas.
Ela precisa de atenção, um cuidado que talvez não tenha recebido
no passado. Podemos segurar na mão dela, persuadi-la,
garantir que não será abandonada. Ela não precisa se intimidar
com lugares novos, pessoas que não conhece ou situações estranhas.
É incrível a força que adquirimos quando nos damos carinho,
quando tomamos conhecimento da criança assustada que temos
dentro de nós e a abraçamos. proporcionando-lhe segurança.
Não enfrentamos nada sozinhos. Juntos, enfrentamos tudo.A criança que existe dentro de nós é frágil, mas muito ativa,
e interpreta nossas experiências antes mesmo de termos
consciência delas. É essa criança que pode ter medo de novos
lugares, pessoas desconhecidas, situações estranhas.
Ela precisa de atenção, um cuidado que talvez não tenha recebido
no passado. Podemos segurar na mão dela, persuadi-la,
garantir que não será abandonada. Ela não precisa se intimidar
com lugares novos, pessoas que não conhece ou situações estranhas.
É incrível a força que adquirimos quando nos damos carinho,
quando tomamos conhecimento da criança assustada que temos
dentro de nós e a abraçamos. proporcionando-lhe segurança.
Não enfrentamos nada sozinhos. Juntos, enfrentamos tudo.

Resgate e cuide de sua criança interior


Todos nós carregamos em nosso íntimo a criança que fomos. Esse pequeno que vive dentro de nós participa de muitas decisões e ações da nossa vida. O problema é que muitas vezes essa criança carrega uma ferida não cicatrizada. Por isso, algumas ações influenciadas pela criança interior podem significar reações à dor que um machucado ainda causa.
Por exemplo, uma criança pode passar por muitos abusos, e quando falamos disso geralmente pensamos logo em abusos sexuais. Porém, estes são somente a ponta do iceberg. Os abusos podem ser físicos, como surras e castigos corporais, ou morais, como frases repetidas que vão ferindo e moldando a criança, do tipo: "você não aprende nada", "você não presta", "você é mentiroso", "você é preguiçoso", e tantas outras que provavelmente todos já ouvimos. Nem sempre essas frases vão ferir de forma permanente o pequeno, mas, dependendo de quem as diz, uma única vez pode ser o suficiente para abrir um buraco no narcisismo dessa pessoa que está ainda se formando.
Lembro que no jardim de infância alguns colegas faziam rimas do meu nome com o nome e o símbolo de um supermercado que não existe mais: "Marcelo Guerra, baleia do Mar e Terra". A imagem que eu tinha de mim era de alguém gordo. Hoje olho para as fotos e vejo que eu era magro naquela época, mas tinha certeza de que eu era gordo.

Palavras podem construir ou destruir

A pessoa cresce e sua criança interior vai junto com ela, influenciando a visão que tem de si mesma e do mundo, assim como seus atos. Assim, alguém que quando criança, foi repetidamente chamado de preguiçoso, pode tornar-se um workaholic, numa clara forma de compensação. É como se a criança estivesse gritando "eu não sou preguiçoso. De fato eu trabalho demais, até mais do que quem me considera preguiçoso!". Só que ninguém vai ouvir esse clamor e ela não sairá dessa roda-viva, sempre trabalhando mais e mais.
A criança é dependente por natureza. E não ter com quem contar para suprir suas necessidades (friso essa palavra, para não confundir com caprichos, como muitos adultos interpretam as necessidades das crianças) também leva a feridas emocionais profundas e difíceis de cicatrizar. As necessidades de carinho, proteção e alimento são as mais básicas, mas há outras mais sutis, como a necessidade de fantasiar, brincar, estar com outras crianças, aprender e ter limites definidos que não sejam muito rígidos.
Todos passamos por dificuldades maiores ou menores nas nossas vidas, como problemas financeiros, de relacionamento ou de saúde. O modo como essas dificuldades são transmitidas às crianças determina como ela vai digerir a situação. Afinal, todos nós, adultos e crianças, interpretamos aquilo que percebemos. Uma separação dos pais, por exemplo, pode ser vivenciada pela criança de diferentes maneiras, dependendo de como a notícia é passada. A criança pode ser exposta à realidade nua e crua da situação, e ainda não ter condições psíquicas para entender plenamente o alcance dos fatos, o que poderia levá-la a uma interpretação muito distorcida dos fatos, até mesmo sentindo-se culpada por eles. Ou pode ser enganada com histórias fantasiosas que mais expõem a insegurança do adulto do que a necessidade de proteção da criança.
A melhor abordagem para contar algo difícil a uma criança é a verdade, mas com exemplos baseados em um contexto que ela possa entender."A melhor abordagem para contar algo difícil a uma criança é a verdade, mas com exemplos baseados em um contexto que ela possa entender."
E, sempre que possível, assegurá-la que a sua proteção será mantida por um adulto que a ama.
É preciso lembrar que a criança está em formação, não só física, mas também psíquica e emocional. A forma como ela vivencia o mundo influenciará na sua vida adulta. É a criança interior que sempre estará presente na visão de mundo de cada adulto, nas suas tomadas de decisão. É preciso que essa criança interior seja resgatada e cuidada, para que o adulto não precise ter reações próprias de uma criança ferida, como pirraças, lamúrias e provocações fúteis.
Uma criança interior bem cuidada permite que cada adulto tome decisões em sua vida com a dose certa de razão e emoção que, quando bem temperadas, formam o caminho para uma vida mais alegre e menos angustiante.

Fonte: 
Médico graduado pela UFRJ. Começou a carreira como Psicanalista e depois enveredou pela Homeopatia e Acupuntura.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

O que é o Estresse?



O estresse, seja ele de natureza física, psicológica ou social, é composto de um conjunto de reações fisiológicas que se exageradas em intensidade ou duração podem levar a um desequilíbrio no organismo. A reação ao estresse é uma atitude biológica necessária para a adaptação à situações novas.


Um dos primeiros estudos sobre estresse foi realizado em 1936 pelo pesquisador canadense Hans Selye, que submeteu cobaias a estímulos estressores e observou um padrão específico na resposta comportamental e física dos animais.
Selye descreveu os sintomas do estresse sob o nome de Síndrome Geral de Adaptação, composto de três fases sucessivas; alarme, resistência e esgotamento. Após a fase de esgotamento era observado o surgimento de diversas doenças sérias, como úlcera, hipertensão arterial, artrites e lesões miocárdicas.


O estresse pode ser dividido em dois tipos básicos: o estresse crônico e o agudo. O estresse crônico é aquele que afeta a maioria das pessoas, sendo constante no dia a dia mas de uma forma mais suave. O estresse agudo é mais intenso e curto, sendo causado normalmente por situações traumáticas mas passageiras como a depressão na morte de um parente.

Sintomas Gerais

Aqui são apresentadas reações gerais

Físicos

Dores de cabeça
Indigestão
Dores musculares
Insônia
Indigestão
Taquicardia
Alergias
Insõnia
Queda de cabelo
Mudança de apetite
Gastrite
Dermatoses
Esgotamento físico

Psicológicos

Apatia
Memória fraca
Tiques nervosos
Isolamento e introspecção
Sentimentos de perseguição
Desmotivação
Autoritarismo
Irritablilidade
Emotividade acentuada
Ansiedade
Os florais de bach são grandes aliados para combater o stress.




Tratamentos convencionais

Remédios
Somente um proficional poderá indicar o melhor rémedio para cada caso, porém os mais utilizados são: calmantes, anti-depressivos entre outros.

Alimentação
Durante o processo de estresse, o organismo perde muitas vitaminas e nutrientes, portanto para repor essa perda é recomendado comer muitas verduras e frutas, pois são ricas em vitaminas do complexo B, vitamina C, magnésio e manganês. Brócolis, chicória, acelga e alface são ricos nesses nutrientes. O cálcio pode ser reposto com leite e seus derivados.

Atividade Física
Qualquer atividade física proporciona benefícios ao organismo, melhorando as funções cardiovasculares e respiratórias, queimando calorias, ajudando no condicionamento físico e induzindo a produção de substâncias com caráter relaxante e analgésico, como a endorfina.
Segundo pesquisas realizadas na UNIFESP-EPM,a atividade física masi eficaz é a natação, pois além de obter todos os benefícios do esporte, tem menores riscos de lesões.

Tratamentos não convencionais

Medicina alternativa cosiste em tratamentos não convencionais, ou seja, não há uso de remédios ou cirurgia. Entre estes tratamentes alternativos podem ser citados: fitoterapia, acupuntura, cromoterapia, reike, entre outros. Alguns deles não são aceitos na comunidade científica ou por médicos. Apesar disto, em algumas pessoas estes tratamentos podem ter um efeito placebo. Esse efeito consiste em uma modulação psíquica do sistema imunológico.

Fitoterapia
Este é um tratamento feito com plantas. Apesar de natural, dependendo da dose pode causar intoxicação. Algumas plantas recomendadas para o combate ao estresse são: melissa, rosa branca, valeriana, maracuja.

Acupuntura
Esta é uma técnica chinesa que consiste em aplicações de agulhas em locais específicos do corpo estimulando neurônios que ativam vários sistemas, como endócrino e o imunológico. Isto tem como resultado uma melhora geral do corpo.

Reike
É uma técnica japonesa que consiste em reequilibrar a energia do corpo. As trocas de energias são feitos entre as mãos e pontos energéticos específicos (xácaras).

Massagem
Há várias técnicas de massagem, dentre elas podem ser citadas shiatsu, quick massage dentre outras. Todas as técnicas de massagem tentam promover um equilíbrio físico, mental e energético.

Dança Bioenergética
Através de movimentos de expressão corporal, cria-se um processo de harmonia com o corpo, mente e espírito.

Aromoterapia
É um tratamento feito a base de odores com óleos essenciais que ajudam o corpo e mente a relaxar. Alguns odores causam prazer ajudando a restabelecer a saúde.

Cromoterapia
É um tratamento feito com cores. As ondas eletromagnéticas que as cores emitem, ativam a imaginação, trazendo uma reação positiva ao organismo. As cores indicadas para o estresse são: verde, violeta e azul.

Terapia floral
O objetivo da terapia floral é o equilíbrio das emoções. Podemos buscar a ajuda dessa terapia para lidar com sentimentos que estão em conflito, que negamos ou que temos que modificar, como a insatisfação, a incerteza, insegurança, a raiva, entre outros. A terapia floral utiliza-se de compostos energéticos chamados essências florais. Cada essência é indicada para trabalhar emoções específicas ou conjuntos de emoções.

Entre em contato,trabalho com indicações dos florais de bach e aromaterapia.

Os florais tratam as emoções

Foto: Os florais tratam as emoções

Os florais de Bach foram criados na década de 1930 pelo médico inglês Edward Bach. Ele percebeu que, mais importante do que tratar os sintomas apresentados pelos pacientes, era investigar as causas emocionais que os geravam e tratá-las. Bach costumava dizer: "Não existem doenças, existem pessoas doentes. Tratem os doentes e não as doenças". Os florais não são remédios e não apresentam efeitos colaterais. Também não estão ligados a crenças ou religiões.

"O floral não é um remédio. Por isso, não vai curar uma gastrite (que deve ser tratada por um médico), mas vai cuidar da causa emocional que fez com que a doença se desenvolvesse". É por isso que duas pessoas com o mesmo sintoma podem usar florais totalmente diferentes vai depender de vários aspectos individuais de cada pessoa.
Os florais de Bach são essências extraídas das flores com poder de transformar emoções e pensamentos negativos. "Esse tipo de tratamento se chama Lei dos Opostos, ou seja, pra cada emoção ou estado mental negativo, como tristeza, insegurança, estresse ou depressão, existe uma essência que traz as virtudes opostas, como alegria de viver, coragem, segurança e tranquilidade",Na prática, o que vai trazer bem-estar é a vibração (energia) da flor em contato com o campo vibracional (energia) da pessoa.Os florais tratam as emoções

Os florais de Bach foram criados na década de 1930 pelo médico inglês Edward Bach. Ele percebeu que, mais importante do que tratar os sintomas apresentados pelos pacientes, era investigar as causas emocionais que os geravam e tratá-las. Bach costumava dizer: "Não existem doenças, existem pessoas doentes. Tratem os doentes e não as doenças". Os florais não são remédios e não apresentam efeitos colaterais. Também não estão ligados a crenças ou religiões.

"O floral não é um remédio. Por isso, não vai curar uma gastrite (que deve ser tratada por um médico), mas vai cuidar da causa emocional que fez com que a doença se desenvolvesse". É por isso que duas pessoas com o mesmo sintoma podem usar florais totalmente diferentes vai depender de vários aspectos individuais de cada pessoa.
Os florais de Bach são essências extraídas das flores com poder de transformar emoções e pensamentos negativos. "Esse tipo de tratamento se chama Lei dos Opostos, ou seja, pra cada emoção ou estado mental negativo, como tristeza, insegurança, estresse ou depressão, existe uma essência que traz as virtudes opostas, como alegria de viver, coragem, segurança e tranquilidade",Na prática, o que vai trazer bem-estar é a vibração (energia) da flor em contato com o campo vibracional (energia) da pessoa.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Você é insubstituivel

Quantas vezes você já ouviu a frase: Ninguém é insubstituível?
Pensando bem, ninguém é insubstituível, no sentido de que todos os
seres humanos somos transitórios.
Hoje estamos aqui e amanhã poderemos não mais estar. E, a qualquer
momento, poderemos ser substituídos no cargo que ocupamos, na
realização da tarefa que nos devotamos.
E essa é uma realidade de muitas instituições, onde as pessoas são
descartadas, por qualquer motivo ou motivo algum.
Contudo, ao se repensar bem a frase, percebemos que ela é inverídica
sob variados aspectos.
Basta se faça um passeio pela História da Humanidade e logo
descobriremos pessoas que fizeram a grande diferença no mundo.
No campo de arte, recordemos de Beethoven. Ele morreu em 1827. Quem o
substituiu?
Embora tantos músicos depois dele, ninguém compôs sinfonias como ele o fez.
Nunca mais houve outra Sonata ao luar. Ele foi único. E ouvindo as
suas sonatas, seus concertos quem recorda que ele era surdo?
Único e insubstituível também foi Gandhi, o líder pacifista e
principal personalidade da Independência da Índia.
Quem ensinou a não violência como ele o fez? Quem, depois dele liderou
uma marcha para o mar, por mais de 320 quilômetros para protestar
contra um imposto?
Quem conseguiu a independência de um país da forma que ele o fez?
E que se falar de Martin Luther King Junior? Depois dele, alguém teve
um sonho que custasse a própria vida?
Um sonho em que os filhos de antigos escravos e os filhos de antigos
proprietários de escravos se sentassem à mesa da fraternidade.
Um sonho de que os homens não fossem julgados pela cor da sua pele,
mas pela qualidade do seu caráter.
Ele morreu em 1968. Quem o substituiu?
Quem substituiu Madre Teresa de Calcutá, com seu amor, seu bom senso,
sua capacidade de entender a necessitada alma humana?
Quem substituirá o colo de mãe ao filho pequeno?
Quem poderá substituir o abraço da amada que partiu, do filho, do
esposo que realizou a grande viagem?
Tudo isso nos leva a pensar que cada pessoa tem um talento especial,
uma forma de ser particular e, com isso, marca sua passagem por onde
passa.
Outros virão e tomarão seu lugar, realizarão suas tarefas, dispensarão
amor, farão discursos importantes, mas ninguém como ela mesma.
Um órfão encontrará amparo e ternura em amorosos braços, o esposo
poderá tornar a se casar mas nunca será uma substituição.
A outra pessoa tem outros valores, outros talentos, outra forma de ser.
Pensemos, pois, que, de verdade, cada um de nós onde está, com quem
está, é insubstituível.
O que cada um de nós realiza, a ternura que oferece, a amizade que
dispensa, o carinho que exprime é único.
Isso porque somos Criação Divina inigualável.
Criados à imagem e semelhança do Criador, com nuances especiais,
conquistadas ao longo das eras e que se expressam no sentir, no agir,
no falar.
Pensemos nisso e, em nossa vida, valorizemos mais as qualidades dos
amigos, familiares, colegas, conhecidos, tendo em mente que cada um
deles é insubstituível.
E valorizemo-nos porque também somos insubstituíveis no coração das
pessoas e no mundo.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Não é a vida que dificulta as coisas..

Não é a vida que dificulta as coisas.. as pessoas é que tem muito medo de mudar pra arriscar uma felicidade que não é garantida.Todo mundo tem um trauma, um medo, algo que paralise.. mas transformar isso em espaço pra crescer, pouca gente faz.

Marla de Queiroz

E assim que tem que ser !

 

Vamos ser feliz com o que realmente importa amigos,deixamos de lado tudo que não é importante,faça as coisas naturalmente e vera como sua vida vai mudando com o tempo,o que é verdadeiro fica e isso sim vale a pena !

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...