quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Terapia natural com os florais de bach



TERAPIA COM OS FLORAIS DE BACH

O objetivo da terapia floral é o equilíbrio das emoções. Podemos buscar a ajuda dessa terapia para lidar com sentimentos que estão em conflito, que negamos ou que temos que modificar, como :

Abandono, Sentimento de culpa, Agonia, Agressividade, Angústia, Ansiedade, Auto-estima baixa, Cansaço físico e mental, Carência, Choque emocional, Ciúme, Complexo de inferioridade, Dificuldade em concentração, Falta de confiança, Falta de coragem, Depressão, Dependência Química, Desânimo, Medos, Indecisão, Ódio, Raiva, Rancor, Ressentimento, Vergonha, Melancolia, Apatia, Desmotivação, Pensamentos obsessivos, Esquecimento, Impulsividade, Insegurança, Insônia, Pânico, Estresse entre outros.

A terapia floral utiliza-se de compostos energéticos chamados essências florais. Cada essência é indicada para trabalhar emoções específicas ou conjuntos de emoções.
O floral não irá "colocar" nada que falta na pessoa, mas, sim, ressoar a característica que já está lá.
Na essência da flor não temos desequilíbrio. O terapeuta holístico ou terapeuta floral está capacitado a enxergar as flores em você! Dessa forma, ele busca nas essências ferramentas para ajudar no processo de mudança e transformação dessas emoções negativas em neutras - e depois em positivas.
Desenvolvida por Edward Bach, as essências florais de Bach compõem uma terapia alternativa que foi inspirada nas clássicas tradições homeopáticas. Atualmente temos vários outros sistemas florais, como os Florais de Minas e Florais Brasileiros, cada um com suas flores, mas seguindo os mesmo princípios.

Informações úteis

A utilização dos florais é bem simples, a dosagem padrão é de quatro gotas diretamente na boca, no mínimo quatro vezes ao dia. Não houve até hoje nenhuma reação adversa. Não tem efeitos colaterais, nem contra indicações. A terapia floral é uma terapia complementar, ou seja, pode ser seguida em conjunto com outros tratamentos, sejam eles alopáticos, homeopáticos ou holísticos.
Não existe uma idade mínima para recomendação de florais, mas temos o cuidado de pedir para diluir em água para bebês e crianças pequenas, assim como para gestantes e mães amamentando.
Para consultas online entre em contato pelo meu facebook ou email.


Terapeuta Floral Anelise Feijó

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Benefícios de um abraço

A duração média de um abraço entre duas pessoas é de 3 segundos, entretanto os pesquisadores descobriram algo fantástico. Quando um abraço dura 20 segundos, há um efeito terapêutico sobre o corpo e a mente. A razão é que um abraço sincero produz um hormônio chamado "oxitocina", também conhecido como o hormônio do amor. Esta substância tem muitos benefícios na nossa saúde física e mental, ajuda-nos, entre outras coisas, a relaxar, produz o sentimento de segurança e acalmar nossos medos e ansiedades. Este maravilhoso calmante é oferecido de forma gratuita cada vez que temos uma pessoa em nossos braços, uma criança, nossos bichos de estimação, quando estamos dançando com o nosso parceiro ou quando fazemos o papel de ombro amigo nas horas mais difíceis.

 SINTA O AMOR. 
 MAIS ABRAÇOS POR FAVOR

 Nicole Bordeleau

As neuroses paralisam

As neuroses paralisam quando a"criança interna" tiraniza. Quando você repetidamente não consegue realizar sonhos e projetos importantes, acaba se frustrando, sente que não tem controle ou que o mundo está contra você. Neste momento, tudo parece ser um empecilho, você vê um mundo perigoso e injusto e se sente como uma criança sozinha e desamparada, despreparada para lidar com as situações. Mas você não é mais uma criança, é um adulto e tem força e capacidade para resolver e realizar qualquer coisa que deseja, procure ajuda, mude e seja feliz! Muitas pessoas procuram remédios físicos quando na verdade precisam mudar suas atitudes, pensamentos e sentimentos.

Você é capaz de resolver qualquer situação. Dê uma chance para você e seus sonhos grandiosos... Não seja tão exigente, deixe que tudo ocorrerá no tempo de Deus. Equilibre seu organismo, equilibrando suas emoções.  

Faça uma pausa de 15-20 minutos de oração/meditação ou uma respiração profunda e lenta ao acordar podem fazer “milagres"... Experimente começar o dia em paz e harmonia, seu corpo agradece e você verá o resultado na sua vida em geral. Tente, é de graça, e pode salvar a sua vida!

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Dando e Recebendo



Por mais que nos consideremos inaptos, há sempre o que podemos dar à Vida, aos nossos companheiros de jornada. Há algo especial que cada um nós sabe, que é diferente, único... É o nosso dom, o resultado de todo o aprendizado de vidas passadas, filtrado por nosso íntimo - que tem características que não podem ser integralmente copiadas. Estamos encarnados neste momento, neste país, nesta cidade, nesta família, neste grupo social, não por acaso e haveremos de deixar uma marca, mais ou menos positiva, por onde passarmos.

Acho importante que a gente reflita sobre isto. Mesmo quando achamos que não estamos nos doando, algo estamos dando, mesmo que seja apenas irritação, falta de compreensão. Sempre influenciamos as pessoas, coisas, animais e plantas dos ambientes por onde transitamos, queiramos ou não, pois somos energia irradiante e tudo em torno de nós também o é. Esta troca, que pode ser ignorada, é uma verdade constante e não pode ser evitada.

A responsabilidade pela melhoria do mundo é, acima de tudo, de cada um de nós. Quando acendemos uma pequena luz, com nossos pensamentos, atitudes, sentimentos, ou quando contribuímos para intensificar o desequilíbrio, aumentando a escuridão que nos cerca.

Nossas energias são imanentes e incontroláveis, na medida em que elas são nós. Onde estamos, somos! Pela afinidade, nos reunimos com pessoas, pela falta dela, nos separamos de outras. Isto é sério e precisa ser observado atentamente por cada um, pois, muitas vezes as máscaras que socialmente todos usamos nos levam a imaginar que alguém é aquele que não é, mas apenas finge ser. Se ao invés de querermos explicar tudo com a mente, nos permitirmos sentir, iremos identificando os nossos amigos verdadeiros, sem sombra de dúvidas... Poderemos ir-nos agrupando por afinidade, mesmo que estejamos muito longe uns dos outros. Como certamente estamos fazendo no STUM. Uma comunidade que cresce a cada dia, de pessoas que buscam se conhecer melhor e ser mais felizes, contribuindo para a felicidade do outro.

Sendo mais responsáveis e amorosos, atraímos para nós circunstâncias sempre mais harmoniosas, a contrapartida do que aprendemos a dar. A lei do retorno é infalível. Tornando alguém mais feliz, eu fico também. Tirando a paz do outro, perco em primeiro lugar, a minha. Tornando o outro doente, com minhas atitudes, adoeço também e assim por diante.

A justiça dos homens pode falhar como temos conhecimento que acontece, mas a natural lei divina da Ação e Reação, jamais será burlada por ninguém.
Para sermos amados, precisamos aprender a amar. Para sermos respeitados, é necessário que respeitemos a todos. Para sermos realmente felizes, cuidemos de nos doar, dentro de nossas possibilidades. Não apenas dando coisas que nos sobram, mas se dando. Colocando o que somos a serviço do Amor que nos rege, sem medo de sermos julgados, criticados, mal interpretados. Precisamos fazer brilhar a nossa luz, não importa a intensidade dela, pois a escuridão nos ameaça, neste momento planetário - e já sabemos que ela só se instala onde falta o Amor. Amemos a Vida, a nós mesmos, ao outro, aquelas coisas materiais que nos auxiliam no dia-a-dia, os nossos animais de estimação, os nossos amigos, conhecidos, o ser humano. A luz atrái! Mesmo que seja por mera curiosidade, todo mundo quer se aproximar de um local iluminado, para examinar o que se passa ali. Acendamos a nossa vida! Com a certeza de que estaremos nos autoprotegendo de dentro pra fora, orgânicamente, naturalmente... Sem erro, sem medo.

Vencendo as trevas que existem em nosso próprio íntimo, espalharemos por onde transitarmos, a luz de nosso Sol interior e de volta receberemos, também, mais luz, sempre mais luz...
E, assim, já pode caminhar a humanidade que habita o planeta Terra neste novo milênio.

Muito cuidado com as crianças, pois elas precisam ser acolhidas, amadas, disciplinadas e escutadas. Vêm se doar e aprender também. É uma mão dupla de dar e receber, numa sinfonia maravilhosa e amorosa à qual precisamos nos afinar cada dia mais.


por Maria Cristina

domingo, 24 de novembro de 2013

5 Dicas para Superar as Adversidades da Vida!




Quer queiramos ou não, a adversidade faz parte da vida. Superar as adversidades é um dos maiores obstáculos que enfrentamos. Os problemas, sejam grandes ou pequenos apresentam-se a nós durante toda a nossa existência. Independentemente de quão animado, inteligente, ou contente estejamos no momento, independentemente de a vida nos correr às mil maravilhas, inesperadamente todos nós algumas vezes somos confrontados com problemas, lutas, desafios, dificuldades. É como se fossemos postos à prova, para vermos de que fibra somos feitos, como é que conseguimos enfrentar algumas situações catastróficas e angustiantes. Não pretendo passar a mensagem que quanto mais adversidade melhor, nem sou apologista de que o sofrimento é algo de bom. Não, o sofrimento incapacitante não é benéfico. Ainda assim, não invalida que pensamos nele como uma realidade que acontece na vida de cada um de nós, certamente em número e intensidade diferentes de pessoa para pessoa. Quando acontece, aceitá-lo é uma parte da estratégia para nos livrarmos de mais sofrimento. Aceitá-lo pode constituir uma forma de nos reestruturarmos e seguirmos em frente.
Conforme Havelock Ellis escreveu: “A dor e a morte são parte da vida. Rejeitá-las é rejeitar a própria vida.”
Na verdade, graças a Deus pela adversidade! Aprender a lidar e superar as adversidades, é o que nos faz ser quem somos. Cada desafio, a cada dificuldade que enfrentamos com êxito na vida serve para fortalecer a nossa força de vontade, confiança e capacidade de vencer os obstáculos futuros.

Heródoto, filósofo grego, disse: “A adversidade tem o efeito de atrair a força e as qualidades de um homem que as teria adormecido na sua ausência.”
Quando você responder de forma positiva e construtiva aos seus maiores desafios, as qualidades as forças e virtudes como, coragem, caráter, combatividade, esperança e perseverança emergem lá de dentro. É claro que, dado que somos humanos, é muito fácil cairmos na auto-piedade, na injustiça da vida, ou na armadilha do “porquê eu?”. Quando fazemos isso, deixamos de reconhecer as oportunidades de sabedoria e de crescimento que acompanham a adversidade. No entanto, assim que conseguimos ou nos permitimos pensar mais claramente, que somos capazes de deixar a vitimização auto-destrutiva e pensamentos improdutivos, também ficamos mais capacitados  para lidar com o que está diante de nós.

DICAS PARA SUPERAR A ADVERSIDADE

1. Esteja atento, e aceite que a adversidade é inevitável na vida. Como já foi referido, a adversidade faz parte da vida. Uma vez que nos aconteça algum infortúnio, não o aceitar ou resistir-lhe só vai fazer com que persista. Não quero dizer com isto, que sejamos passivos ou complacentes com a adversidade e que ao aceitá-la nada façamos para minimizar ou recuperar dela. Não é nada disso, o que quero dizer é que aceitar é um caminho para se desprender e reestruturar-se. É uma forma viável de procurar caminhos alternativos e seguir em frente.  Onde quer que possamos ir existe certamente alguma forma de adversidade, mesmo que não seja a nossa. Há inundações, tsunamis, guerras e calamidades de todos os tipos. Mesmo dentro do seu próprio círculo de familiares e amigos há perda, morte e tragédia. Embora a dor seja inevitável, o sofrimento exacerbado é opcional. Tal, como por contraste a felicidade é possível mas é opcional.  Então o que podemos fazer?
2. Construa os seus recursos internos. Antes que a  adversidade o atinja, deve propor-se a trabalhar no seu equilíbrio emocional, deve fortalecer a sua musculatura emocional, coragem e disciplina. Quando você se torna consciente de que algumas dificuldades são inevitáveis, você pode preparar-se mentalmente para enfrentar as adversidades de cabeça erguida. Não será muito diferente do sentimento de um soldado que vai para a guerra. Ele (ou ela) prepara-se física e mentalmente para qualquer possibilidade. O militar sabe que pode ser desastroso, assustador, e esgotante, mas ele sente-se preparado e equipado com um conjunto de estratégias que lhe permitem enfrentar a situação com coragem. Na maioria das vezes, quando você está preparado para o pior, o pior nunca acontece, ou é muito menos grave do que o previsto.
Atenção, não estou dizendo que nos devemos movimentar na vida sempre em alerta, a ver onde está o perigo ou com o sentimento de que estamos na eminência de nos acontecer algo de ruim. Não, isso não é benéfico, pelo contrário, pode ser contraproducente. Mas tal como um médico, enfermeiro, bombeiro, ou paramédico, ou você mesmo se prepara com um curso de primeiros socorros para agir em consonância quando for necessário salvar um vida em aflição eminente, assim deveremos fazer nós. A preparação para reagir, para agir e saber como atuar em situações difíceis, é como um Kit de Primeiros Socorros  para quando o “azar” nos bater à porta. Se tivermos e soubermos usar, certamente evitaremos danos maiores.
Outro recurso valioso é a auto-confiança. A Confiança  que tudo vai dar certo, a esperança que sempre há uma luz no fim do túnel, e esperança que “este infortúnio também passará.” Tudo na vida tem o seu lugar e propósito, cabe-nos a nós fazer essa gestão.
3. Construa os seus recursos externos. Construa um sistema de apoio baseado na família e nos amigos. Quando as coisas ficam difíceis, todos nós precisamos de encorajamento e apoio. Precisamos de alguém com quem conversar, alguém para ajudar a aliviar o fardo. Você ficaria surpreso ao descobrir quantas vezes um amigo teve uma experiência semelhante e pode ajudar a guiá-lo no momento difícil. O facto de saber que um amigo está lá quando você precisa dele, pode ser muito reconfortante. Se a sua condição perante a adversidade não for ultrapassada e gerar problemas psicológicos como a depressão ou ansiedade, não hesite em procurar ajuda profissional, seja através de uma consulta de psicologia ou de um grupo de suporte específico, como por exemplo determinados grupos de ajuda.


4. Aquilo que não mata nem sempre faz você mais forte. Desculpe Nietzsche, mas não posso concordar integralmente na  afirmação, “o que não nos mata torna-nos mais fortes“, ela não é completamente realista. Por exemplo, se você não tiver construído e desenvolvido determinados tipo de resistência ou experiência suficientes para lidar com a dificuldade, a adversidade pode esmagá-lo. Por outro lado, se você tem resistência suficiente, se desenvolveu e trabalhou determinadas forças, então na verdade isso vai fazer você ficar mais forte. Como assim, você pergunta? A Resiliência como qualquer músculo no nosso corpo é construída gradualmente e exponencialmente com a exposição repetida aos obstáculos e às forças externas. Não necessariamente,  se você não tem prática no enfrentamento dos obstáculos (como quando você escolhe evitá-los), se você decidir ainda assim propor-se ao desafio de tentar, a coisa certamente correrá mal, um evento traumático pode derrubá-lo. Como tudo na vida, a preparação é amiga da eficácia e do sucesso. Sem preparação o fracasso é uma possibilidade muito forte.
Para sublinhar este ponto, as pesquisas de desenvolvimento tem mostrado que crianças traumatizadas são mais, e não menos, prováveis de virem a sofrer novamente de algum tipo de trauma ou consequência negativa. Da mesma forma, aqueles que crescem em bairros difíceis têm uma propensão para o desequilíbrio emocional,  tornam mais susceptíveis perante a adversidade, não se tornam mais resilientes, e são mais propensos a debater-se na vida.


5. Inspire-se e aprenda com os outros que têm que lidar com o sucesso e com a adversidade. Há muitas histórias inspiradoras de pessoas que superaram obstáculos aparentemente intransponíveis. Eles triunfaram sobre as suas adversidades para viver uma vida produtiva e bem-sucedida, em vez de se renderem a elas. Para aprofundar este tema, leia: Porque razão desistimos dos nossos objetivos.
Não quero com isto dizer que ao ver, ler ou assistir aos feitos dos outros os seus problemas ficam resolvidos, ou qhttp://www.escolapsicologia.com/dicas-para-superar-adversidades-da-vida/ue isso diminuirá a dor ou o sentimento que tem. Provavelmente não, e essa não é a minha intenção. No entanto, ao tomar consciência das estratégias e formas que essas pessoas accionaram e/ou utilizaram para fazer face aos seus problemas ou para ir ao encontro dos seus sonhos e objetivos, pode promover e estimular em si uma mudança de perspetiva face à sua situação. Este mudança de perspetiva pode ser promotora para descobrir novos caminhos para a resolução da situação difícil em que se encontra.

Fonte: http://www.escolapsicologia.com/dicas-para-superar-adversidades-da-vida/

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...